Segunda, 30 de Novembro de 2020
51 9 9890-0543
Geral Recurso

Amlinorte apresenta contestação sobre a bandeira vermelha

Prefeitos apontaram quatro pontos para tentar reverter a mudança de bandeira na região

21/06/2020 20h38
Por: Redação
Foto: Reprodução / Facebook / Pierre Emerim
Foto: Reprodução / Facebook / Pierre Emerim

Durante uma live na noite deste domingo (21), o prefeito de Imbé e presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte, Pierre Emerim anunciou que a Amlinorte decidiu recorrer da mudança de bandeira. Conforme o prefeito, quatro situações foram levantadas para o recurso. 

A sazonalidade é um dos argumentos da contestação, segundo a Amlinorte, o governo do estado utiliza dados defasados e não leva em conta o aumento na população do litoral durante a pandemia, o que acaba prejudicando a região na hora dos cálculos. Os prefeitos irão solicitar que o estado reveja o cálculo populacional, uma das formas seria através de um levantamento no consumo de energia dos ultimos três meses em comparação com o mesmo período do ano passado. 

Outro ponto importante que norteará o recurso é a internação de pacientes de outras regiões do estado em hospitais do litoral, o que eleva a taxa de ocupação de leitos da região. A não contabilização de leitos da macrorregião (metropolitana) também será contestada. 

O quarta justificativa da solicitação será a falta de investimentos do governo do estado na criação de novos leitos de UTI para a COVID-19, segundo o prefeito Pierre, somente 22 leitos foram criados pelo estado na região, o que seria pouco, em proporção ao que foi criado em outras partes do estado.

Ação da justiça 

Durante a live o prefeito de Imbé também anunciou que a Amlinorte irá ingressar na justiça para que o governo estadual crie novos leitos para o atendimento da COVID-19. Durante a reunião on-line deste domingo, os prefeitos também decidiram que irão solicitar informações dos hospitais que receberam recursos federais, cerca de R$ 6 milhões, sobre como o recurso foi gasto pelas instituições.

Decisão do estado será cumprida 

Embora os prefeitos tenham mostrado descontentamento com a forma com que o Litoral Norte está sendo tratado pelo governo estadual, os prefeitos irão cumprir as medidas definidas pelo distanciamento controlado, caso a região seja mantida na bandeira vermelha.

O resultado do recurso será divulgado na noite da segunda-feira (22), e passará a valer a partir da terça-feira (23).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Capão da Canoa - RS
Atualizado às 14h22 - Fonte: Climatempo
26°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 28°

27° Sensação
16.8 km/h Vento
64.2% Umidade do ar
40% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (01/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 24°

Nublado
Quarta (02/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva