Em janeiro de 2018, surgia no calçadão de Capão da Canoa aquele que se tornaria rapidamente o principal cartão postal da cidade, até então uma novidade no Litoral Norte Gaúcho, o letreiro de Capão se tornou o principal cenário para milhares de fotos de turistas e moradores naquele veraneio. Em outubro do mesmo ano, em meio a uma polêmica, Torres dava inicio a construção do seu monumento, já no início de 2019, foi a vez de Tramandaí investir na construção de um letreiro gigante à beira-mar.
O PRECURSOR
Com letras de um metro e meio de altura e estrutura feita em fibra de vidro, o letreiro de Capão da Canoa foi o primeiro a ser instalado no Litoral Norte. No verão de 2018 foi um dos lugares mais fotografados da região, todos que passavam pelo calçadão recém revitalizado, queriam levar consigo uma foto do monumento caponense.
Embora o tempo tenha passado e estruturas semelhantes tenham sido construídas no litoral, o letreiro de Capão da Canoa segue atraindo centenas de flashes diariamente.
O POLÊMICO
Pedidos de demolição e debates acalorados em redes sociais marcaram as obras de construção do “Monumento Torres,” na Prainha. A construção do letreiro em Torres dividiu opiniões, parte da população apoiava a construção de mais um cartão postal no município, enquanto outros afirmavam que o monumento iria poluir visualmente o já belíssimo cenário e defendiam que a obra fosse realizada em outro ponto da cidade.
Com o término da construção a polêmica diminuiu, hoje pronta, a escultura se tornou mais um ponto de visitação, daquela que é tida por muitos como a mais bela praia gaúcha.
Construído em concreto armado, medindo 1m50cm de altura e 9m29cm de largura, a construção do letreiro foi doação da Associação das Construtoras e Incorporadoras de Torres (Actor).
O COLORIDO
‘’EU AMO TRAMANDAÍ’’, nas cores marrom, verde, amarelo, vermelho, rosa e três tons de azul, as letras gigantes já geram filas no calçadão em processo de revitalização a beira-mar de Tramandaí.
Assim como em Capão da Canoa, o letreiro de Tramandaí foi construído junto a um calçadão revitalizado, a obra de modernização da beira-mar da capital das praias ainda não está concluída, mas já anima visitantes e moradores da cidade. O projeto do novo calçadão prevê a construção de novos quiosques, pista de skate e patinação, equipamentos para ginástica e banheiros públicos, a previsão de conclusão é para novembro.
Com 2m50cm de altura e 25 metros de comprimento, o letreiro traz a frase ‘’EU AMO TRAMANDAÍ’’. Em breve o local receberá iluminação em luzes de LED branco, que possibilitará a visualização do espaço também à noite.
Mín. 19° Máx. 22°