A Defesa Civil estadual atualizou, nesta segunda-feira (7), o aviso meteorológico e emitiu alerta vermelho para o Litoral Norte, indicando tempo severo com risco de chuvas intensas, rajadas de vento e possibilidade de inundações e deslizamentos.
A atualização do boletim ampliou a área de atenção, incluindo partes do Sul, da Costa Doce e todo o Litoral, que agora estão sob nível vermelho — o mais alto na escala de severidade. O alerta prevê chuvas volumosas e persistentes, acompanhadas de descargas elétricas e ventos que podem chegar a 90 km/h.
Previsão para os próximos dias
Quarta-feira (9):
A chuva continuará no Sul e em todo o Litoral, com acumulados de até 120mm no Litoral Médio e Norte, além de ventos entre 50 km/h e 80 km/h. O mar seguirá agitado nessas regiões.
Quinta-feira (10):
A previsão aponta chuva moderada a forte em todo o Litoral e na Costa Doce. Os volumes devem variar entre 15mm e 40mm, podendo chegar a 125mm no Litoral Norte, o que mantém o nível de risco elevado.
Alerta hidrológico
O prognóstico hidrológico emitido pela Defesa Civil também é preocupante. Algumas cidades do Litoral Norte e cabeceiras do Rio dos Sinos estão em nível vermelho, com risco iminente de inundações em rios e arroios, alagamentos em áreas urbanas, enxurradas e movimentos de massa (como deslizamentos de terra).
Outras áreas seguem em alerta laranja ou amarelo, com menor grau de risco, mas ainda com possibilidade de alagamentos e elevação do nível dos rios.
A Defesa Civil orienta a população a acompanhar os canais oficiais de informação e evitar áreas de risco, como encostas e margens de rios. Em caso de emergência, o telefone 199 está disponível para atendimento.