Na sexta-feira (04), a Brigada Militar, por meio do 1º Batalhão Ambiental, com sede em Capão da Canoa, atendeu a uma denúncia de maus-tratos a cães, recebida via telefone funcional da unidade.
Ao chegar no endereço informado, a guarnição constatou que os dois cães citados — um Pit Bull e uma fêmea da raça American Bully — estavam acorrentados devido à função de guarda, porém em boas condições de saúde, com acesso à água potável, abrigo e espaço adequado.
Durante a inspeção no local, os policiais identificaram seis gaiolas e o cativeiro ilegal de três aves silvestres, sendo dois Trinca-Ferros e um Cardeal, todos sem anilhas de identificação, o que configura crime ambiental.
As aves foram apreendidas, assim como as gaiolas, por se tratarem de instrumentos utilizados para a captura e manutenção ilegal de animais da fauna silvestre. O responsável poderá responder por infração à legislação ambiental vigente.