Na última quarta-feira (2), a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da Delegacia de Polícia de Cidreira, em parceria com a Vigilância Sanitária Municipal, prendeu em flagrante um empresário de 44 anos por crime contra as relações de consumo. A ação ocorreu em um estabelecimento comercial no centro da cidade e resultou na apreensão de mais de dois mil produtos com prazos de validade adulterados.
A operação foi desencadeada após o registro de uma ocorrência na Delegacia de Polícia de Encantado, onde foi denunciada a venda de ovos de Páscoa com datas de validade alteradas para parecerem dentro do prazo. A partir da denúncia, agentes da Vigilância Sanitária foram acionados para fiscalizar o estabelecimento.
No local, foram encontrados 2.244 produtos alimentícios e de higiene em situação irregular. Entre os itens apreendidos estavam mercadorias vencidas, sem data de validade ou com etiquetas adulteradas. Apenas de ovos de Páscoa, foram recolhidas 24 unidades com datas modificadas, diferentes das utilizadas pelo fabricante da marca.
De acordo com o delegado Antônio Carlos Ractz Jr., responsável pelo caso, a venda de produtos fora da validade coloca em risco a saúde da população e configura crime contra as relações de consumo. "A ação rápida e integrada teve como objetivo proteger a saúde pública e garantir os direitos do consumidor, especialmente em períodos de grande demanda, como a Páscoa", afirmou o delegado.
O empresário foi preso em flagrante e responderá pelo crime, que prevê penas de detenção e multa. As investigações continuam para identificar possíveis outras irregularidades.