A partir desta quinta-feira (2), o Rio Grande do Sul inicia um período de queda nas temperaturas com a chegada de uma massa de ar frio pelo Oeste e Sul do estado. Segundo a MetSul Meteorologia, as máximas devem cair progressivamente nos próximos dias, marcando o primeiro grande resfriamento do outono.
Durante esta quinta-feira, a maioria das cidades gaúchas terá temperaturas entre 20°C e 25°C, com céu entre nuvens. Enquanto o tempo firme predomina no Oeste e no Sul, a Metade Norte ainda deve registrar chuva e garoa, com possibilidade de pancadas fortes em pontos isolados.
Na sexta-feira (4), as temperaturas despencam em Porto Alegre e na maior parte do estado, com máximas abaixo dos 20°C. O ar frio seguirá se espalhando pelo Sul do Brasil, chegando ao Sudeste no final de semana.
Os dias mais gelados serão sexta, sábado e domingo. Na capital e na Região Metropolitana, as máximas devem ficar entre 20°C e 21°C na sexta, enquanto as mínimas no fim de semana podem oscilar entre 11°C e 14°C. No interior, as mínimas devem variar entre 8°C e 12°C, mas regiões como a fronteira com o Uruguai, Serra do Sudeste e áreas de maior altitude da Metade Norte podem registrar temperaturas próximas ou abaixo dos 5°C, especialmente no amanhecer de sábado.
A MetSul também alerta para a ocorrência de geada, principalmente em regiões serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No sábado, há possibilidade de geada na Serra do Sudeste, na Campanha, na fronteira com o Uruguai e em áreas mais elevadas da Metade Norte do estado.
Nos Aparados da Serra e no Planalto Sul de Santa Catarina, as temperaturas podem chegar a 0°C ou até mesmo registrar marcas negativas, sendo a primeira grande onda de frio do ano.