Em uma ação conjunta, a Polícia Civil e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público (Gaeco) realizaram, neste sábado (8), uma operação em Palmares do Sul, no Litoral Norte, que resultou na apreensão de donativos supostamente desviados por políticos da região. Um vereador foi preso e outro teve sua residência alvo de mandado de busca e apreensão, conforme determinação judicial.
A ofensiva deste sábado marca a segunda etapa de uma operação que começou no início desta semana, focando dois políticos e um familiar de um deles. A investigação é conduzida pelos promotores de Justiça Mauro Rockenbach e Leonardo Rossi, juntamente com o delegado da Polícia Civil de Palmares do Sul, Antônio Ractz.
As autoridades ainda não divulgaram os nomes dos investigados, mas a reportagem da Zero Hora apurou que o vereador preso é Filipe Lang, do PT, que também é pré-candidato a prefeito de Palmares do Sul. A prisão em flagrante ocorreu após a descoberta de um revólver em situação irregular na residência de Lang. Além disso, foram apreendidos celulares e cerca de R$ 15 mil em dinheiro.
No início da semana, um caminhão que teria sido utilizado por Lang para transportar donativos foi apreendido. As investigações indicam que o vereador intermediou a distribuição de 18 toneladas de alimentos e roupas. Segundo o promotor Mauro Rockenbach, há evidências de que parte desses donativos foi distribuída para famílias que não foram afetadas pelas cheias, conforme planilhas apreendidas.
As buscas deste sábado também atingiram o vereador Polon Backes de Oliveira, do União Brasil, que é pré-candidato a vice-prefeito na chapa de Lang. Grande parte dos donativos foi encontrada no distrito de Quintão, em áreas não atingidas pelas cheias, incluindo uma lancheria de propriedade de um familiar de um dos vereadores investigados.
O delegado Ractz enfatizou que os donativos não passaram oficialmente pela prefeitura de Palmares, como deveria ter acontecido. "Tudo indica que foi uma doação para um pré-candidato no próximo pleito," resumiu Ractz.
Na operação deste sábado, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão na área central da cidade e no balneário de Quintão, que pertence ao município. A operação segue o padrão de buscas similares realizadas pelo Ministério Público e pela Polícia Civil em outros municípios.
Com informações de GZH
Mín. 18° Máx. 20°