Um tornado atingiu neste sábado a zona rural do município gaúcho de Gentil, a Sudeste de Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul. O fenômeno ocorre com um novo episódio de instabilidade que traz chuva forte e temporais isolados em meio ao desastre das enchentes que assolam o estado. Uma frente semi-estacionária acompanhada de um centro de baixa pressão está sobre o Rio Grande do Sul, favorecendo o novo episódio de instabilidade que soma elevados volumes de chuva em algumas regiões, como a Serra e o Litoral Norte.
Embora em superfície a temperatura esteja amena, ar mais quente atua em altitude e cria as condições favoráveis à formação de nuvens carregadas com chuva forte, raios e risco de temporais isolados. O risco de temporais é maior na Metade Norte, onde a atmosfera se encontra mais aquecida. De acordo com a meteorologista Estael Sias, uma corrente de jato em baixos níveis atuava sobre o Norte do Rio Grande do Sul com ar quente. Enquanto em Passo Fundo a temperatura era de 20ºC no meio da tarde, fazia 26ºC logo ao Norte na região de Erechim.
“Quando uma corrente de jato em baixos níveis, um corredor de vento forte entre 1000 e 1500 metros de altitude, está atuando e há o avanço de uma frente fria, cria-se uma situação em que ventos sopram em sentidos divergentes na parte baixa da atmosfera e isso favorece a formação de tornados”, explica. “Por isso, na esmagadora maioria das vezes em que tornados foram registrados no Rio Grande do Sul havia a presença de uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera”, acrescenta a meteorologista da MetSul.
Moradores da região filmaram o tornado avançando sobre lavouras e árvores no campo, o que deixou um rastro de árvores caídas no meio da vegetação. Os vídeos sugerem um tornado de menor intensidade, entre F0 e F1, capaz de provocar danos, porém não catastróficos. Não houve feridos nem há relatos de danos materiais.
Mín. 15° Máx. 20°