O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que visitará o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (2) para verificar pessoalmente os danos causados pelas fortes chuvas que assolaram o estado nos últimos dias. A decisão foi tomada após conversas com o governador Eduardo Leite, por meio das redes sociais.
Lula informou que oito helicópteros da Força Aérea Brasileira estão prontos para serem enviados ao Rio Grande do Sul, aguardando apenas condições meteorológicas favoráveis para decolarem. O objetivo é oferecer auxílio efetivo à população afetada pelas chuvas e minimizar o sofrimento das comunidades atingidas.
"Para que a gente possa ajudar de forma efetiva a diminuir o sofrimento desse povo. [...] Que a chuva diminua, porque eu estou sabendo que vai ter mais 340mm de chuva", expressou o presidente Lula, demonstrando preocupação com a previsão do tempo.
A comitiva que acompanhará o presidente incluirá Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação, que é gaúcho, os ministros Rui Costa (Casa Civil), Waldez Góes (Desenvolvimento Regional e Integração) e Renan Filho (Transportes), além do comandante do Exército, general Tomás Paiva.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), comparou a situação no estado a uma guerra e solicitou a participação ativa das Forças Armadas para lidar com as consequências das chuvas.
Mín. 15° Máx. 20°