O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estendeu o alerta vermelho para temporais no Rio Grande do Sul. Inicialmente previsto para terminar às 18h desta terça-feira, o aviso foi prorrogado até as 18h de quarta-feira (1). Embora tenha sido retirado o risco de granizo e ventos fortes, o destaque permanece para o alto volume de chuva em 24 horas.
O alerta adverte para "Chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia", com grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas em áreas vulneráveis.
Até o momento, 76 municípios gaúchos foram impactados pelas intensas chuvas. Os dados da Defesa Civil do RS apontam:
- Pessoas em abrigos: 242
- Desalojados: 95
- Feridos: 5
- Óbitos: 3 (dois em Paverama e um em Pântano Grande)
- Desaparecidos: 18
Henrique Repinaldo, meteorologista do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (CPPMet/UFPel), alerta que o volume de chuvas dos próximos dias pode superar os registros de setembro do ano passado, especialmente nas áreas do Vale do Taquari, anteriormente afetadas por fortes chuvas.
A previsão indica que a chuva deverá perder intensidade a partir de sexta-feira, deslocando-se em direção a Santa Catarina. Contudo, ainda é esperada precipitação em boa parte do RS, embora em menor intensidade. O alerta do Inmet também abrange a possibilidade de ventos, granizo e descargas elétricas.
Mín. 18° Máx. 20°