Uma ação da Patram de Capão da Canoa resultou no resgate de 26 cães de raça, encontrados em situação de maus-tratos em um canil clandestino na localidade de Morro Alto, em Maquiné. O resgate ocorreu na última sexta-feira, após uma denúncia anônima.
Segundo informações do 1° Batalhão Ambiental da Brigada Militar, a denúncia apontava para uma criação ilegal de cães de raça destinada à comercialização clandestina. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram os cães que estavam confinados em meio a fezes e urina, em um ambiente úmido e fétido, sem acesso adequado a comida e água.
Os 26 cães resgatados são da raça Spitz Alemão e apresentavam sinais de caquexia, magreza extrema, desidratação e lesões na pele, fruto das condições degradantes em que viviam. Após o resgate, os animais foram prontamente encaminhados a clínicas veterinárias, onde receberam os cuidados necessários. Eles permanecerão em lares temporários até uma decisão judicial definitiva sobre seu destino.
Os responsáveis pelo canil foram detidos e conduzidos à Delegacia da Polícia Civil de Capão da Canoa, onde responderão pelos crimes de maus-tratos.
Mín. 15° Máx. 20°