A partir das 8h desta segunda-feira (1º), o Hospital Tramandaí suspenderá as atividades do seu Centro Obstétrico e o Serviço de Obstetrícia, conforme comunicado divulgado neste sábado (30). A decisão foi motivada pela escassez de recursos, conforme informado pela instituição e pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), responsável pela administração do hospital.
O diretor técnico do hospital, Diego Caldieraro Morales, assinou o comunicado e solicitou que gestantes não sejam mais encaminhadas ao hospital até que as questões sejam resolvidas. Até sábado (30), cerca de 10 gestantes estavam sendo atendidas pelo serviço. Outros hospitais da região, como o Hospital São Vicente de Paulo, em Osório, e o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres, se colocaram à disposição para atender as pacientes e suprir a demanda por assistência obstétrica.
A unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal da instituição continuará operando normalmente. O Hospital Tramandaí é referência para aproximadamente 75 mil pessoas no Litoral Norte, abrangendo habitantes de Tramandaí, Imbé, Cidreira e Balneário Pinhal.
Nesta segunda-feira, está prevista uma reunião para tentar resolver a situação e garantir a continuidade dos serviços de obstetrícia. A equipe do Hospital Tramandaí se reunirá com o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e com profissionais do setor.
O comunicado do hospital ressaltou os desafios enfrentados pela saúde pública, incluindo escassez de recursos, alto custo operacional e aumento dos insumos e material médico. A suspensão dos serviços de obstetrícia não tem previsão de retomada, até que as questões sejam devidamente resolvidas.