O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (21), elevando o nível de preocupação de laranja para vermelho. A previsão é de temporais intensos, com chuvas fortes, ventos superiores a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.
De acordo com a Sala de Situação do RS, o temporal deve iniciar na região da fronteira e avançar ao longo da madrugada e manhã em direção à metade norte do estado. As áreas mais afetadas devem ser o Sul, a Campanha (fronteira com o Uruguai) e a Fronteira Oeste.
A representante da Sala de Situação alerta para a possibilidade de queda de granizo em todo o estado, com ventos variando de 60 a 80 km/h na faixa central do RS.
As autoridades recomendam medidas preventivas para minimizar danos, como desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em caso de enxurrada, é sugerido colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos. Em situações de grande perigo, a população deve buscar abrigo e evitar áreas ao ar livre.
"Brigada Militar e Corpo de Bombeiros são os primeiros órgãos de emergência, e a população pode contatá-los pelos números 190 e 193", reforça o subchefe de Proteção e Defesa Civil do RS, coronel Dias de Castro.
Para receber alertas da Defesa Civil, os residentes do RS podem se cadastrar enviando um SMS com o número do CEP para o telefone 40199. Essas medidas visam garantir a segurança e o bem-estar da população diante das condições climáticas adversas previstas.
Mín. 22° Máx. 28°