O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para parte do Rio Grande do Sul, indicando perigo de onda de calor. O aviso está em vigor a partir de segunda-feira (11) até o fim da tarde de sexta-feira (15).
Esta é a terceira onda de calor registrada no estado desde o início do verão. De acordo com o Inmet, os termômetros devem atingir temperaturas até 5°C acima da média para esta época do ano.
Em março, as médias de temperatura ficaram entre 27°C e 29°C na maior parte do sul e leste do RS, e de 29°C a 31°C no centro e oeste do estado. Nas regiões próximas à fronteira com a Argentina, as temperaturas médias variaram entre 31°C e 33°C.
Além do calor intenso, outra preocupação será a baixa umidade relativa do ar, que pode ficar abaixo dos 30% em boa parte da metade oeste do RS.
A origem da onda de calor está associada ao ar quente sobre o Paraguai e o norte da Argentina, conforme explicação da Climatempo. Uma área de alta pressão nos níveis médios da atmosfera contribui para a permanência do ar quente sobre a região, inibindo a formação de nuvens carregadas e mantendo o ar seco com gradual aumento das temperaturas.
Mín. 22° Máx. 28°