Na tarde da segunda-feira (04), a prefeitura de Torres deu início à implementação do sistema de reconhecimento facial nas Escolas de Ensino Fundamental do município, tornando-se a pioneira nessa iniciativa no Rio Grande do Sul. Dentro de 15 dias, todas as oito escolas fundamentais terão o processo concluído, seguido pela implantação nas nove Escolas Municipais de Ensino Infantil. O investimento foi realizado com recursos próprios da Secretaria Municipal de Educação.
Através da Secretaria de Educação, a Prefeitura está disponibilizando uma iniciativa tecnológica eficaz para a comunidade escolar, visando contribuir significativamente para o sucesso do ano letivo. O sistema de reconhecimento facial tem como objetivo principal evitar a evasão escolar, monitorando a frequência dos alunos, melhorando a comunicação com as famílias dos estudantes e reduzindo o desperdício de merenda. Todos os alunos são cadastrados previamente e, ao chegarem à escola, passam pelo equipamento de reconhecimento facial, que registra sua presença, facilitando o controle de frequência pela secretaria escolar.
O prefeito Carlos Souza destacou que o investimento em tecnologia visa reforçar a segurança nas escolas. Todas as unidades educacionais receberão a inovação, proporcionando mais segurança aos alunos e professores, além de maior eficiência na gestão educacional, com a prevenção da evasão escolar. Com a iniciativa, o acesso às escolas será controlado, permitindo a entrada apenas de pessoas autorizadas. Segundo o secretário da Educação, Alceu de Matos Scheffer, aproximadamente 3.900 estudantes serão beneficiados por essa política pública. O prefeito visitou a EMEF Zona Sul, acompanhado pela diretora Eclair Cardoso de Matos.
O sistema conta com um aplicativo que envia SMS ou e-mails para os pais ou responsáveis cadastrados, alertando sobre a ausência do aluno, garantindo o controle de frequência e proporcionando maior tranquilidade às famílias. Além disso, o sistema permite que a família do estudante receba todos os dados referentes à vida escolar do mesmo, facilitando o acompanhamento do desempenho do aluno pela direção da escola. O aplicativo também oferece acesso a mensagens, calendários, convocações para reuniões presenciais e informações sobre a escola, conforme explicou o secretário.
Mín. 18° Máx. 20°