O projeto Rotas da Inovação teve uma edição especial nesta terça-feira (27), em Capão da Canoa, em ação preparatória ao South Summit Brazil. Dezenas de pessoas do ecossistema regional de inovação participaram do encontro, que é organizado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict).
O secretário adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Raphael Ayub, explicou o funcionamento do projeto Rotas da Inovação, que passou pelas oito regiões do estado em 2023 para fomentar os ecossistemas regionais, com foco na articulação da quádrupla hélice - formada por governo, iniciativa privada, academia e sociedade civil organizada. Neste início de 2024, duas edições especiais estão sendo realizadas, em Capão da Canoa e Panambi (nesta quinta-feira, 29), em política complementada pelos meetups regionais do South Summit Brazil, ocorridos na semana passada em Pelotas e Caxias do Sul.
“A Sict tem uma posição central no governo Leite. Fizemos um planejamento estratégico com os focos de atuação para 2023-2026. Além disso, temos uma série de programas que desenvolvem essas áreas em todo o estado”, pontuou Ayub.
O vice-governador do Estado, Gabriel Souza, destacou o cenário que coloca o Rio Grande do Sul entre os estados mais inovadores do país, como as universidades de excelência, os parques tecnológicos e o número expressivo de doutores. “Temos que fomentar ainda mais a inovação em regiões como o Litoral Norte, que vê sua população crescer cada vez mais. Mas aqui, por exemplo, existe um setor de serviços muito forte, que tem potencial inovador enorme”, disse. “O South Summit poderia estar sendo realizado em qualquer capital do mundo, mas nós conseguimos trazer para Porto Alegre. Envolve pessoas do mundo inteiro, que ajudam a fomentar nosso ecossistema e disseminar a inovação”, complementou.
O prefeito de Capão da Canoa, Amauri Germano, também participou do evento, bem como secretários municipais e vereadores.