A professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) do Campus Osório, Agnes Schmeling, foi identificada como uma das vítimas fatais localizadas no município de Maquiné. Conforme informações, também faleceram o seu marido, Almir Marques Portela Lopes, e a sua mãe, também chamada Agnes Schmeling.
A residência da família foi atingida por um deslizamento com a passagem do ciclone extratropical na última quinta-feira. Ainda não há informações sobre os atos fúnebres.
Até o final da tarde deste sábado, o litoral norte já contabiliza quatro vítimas fatais, sendo três no município de Maquiné e um na cidade do Caraá. De acordo com a Defesa Civil, outras 20 pessoas seguem desaparecidas na região, sendo 18 em Caraá e duas em Três Forquilhas.
O Campus Osório do IFRS decretou luto oficial de três dias, a contar deste sábado, 17 de junho, com a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas, que serão retomadas na terça-feira, 20 de junho. As demais unidades do IFRS também estão de luto por três dias, porém com a manutenção das atividades acadêmicas e administrativas.
Trajetória de incentivo à arte e à cultura
A professora Agnes Schmeling teve uma destacada atuação em benefício da arte e da cultura no IFRS e na comunidade, em especial na área da música. Desempenhava a função de coordenadora do Núcleo de Arte e Cultura do Campus Osório, o qual tem promovido inúmeras ações para instigar, incentivar e oportunizar o contato de estudantes, servidores e da comunidade externa com iniciativas artísticas.
Ela coordenou ou integrou diversos projetos ligados à música no Campus Osório e promoveu ações para ensinar e incentivar a música junto a diferentes escolas do município. Agnes também fez parte da equipe de professores do Projeto Prelúdio do IFRS – Campus Porto Alegre, no qual regeu os corais infantil e juvenil, ministrou aulas de canto e cursos de formação de professores em música.
Graduada em música, tinha mestrado em educação musical. Integrava ainda o Grupo de Pesquisa “Cotidiano e Educação Musical”, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).
Mín. 21° Máx. 29°