Sexta, 20 de Maio de 2022
12°

Poucas nuvens

Capão da Canoa - RS

Geral Espetáculo no mar

Ondas azuis e brilhantes iluminam praias do litoral norte

Fenômeno natural ocorre em função do fitoplâncton, uma espécie de bactéria marinha que causa bioluminescência aquática

19/01/2022 às 00h56 Atualizada em 19/01/2022 às 01h05
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução / Redes sociais
Foto: Reprodução / Redes sociais

Um fenômeno natural, conhecido como "maré vermelha", iluminou diversas praias do litoral norte gaúcho na noite de terça-feira (19). Apesar do nome, o que se viu na costa gaúcha foram ondas "tingidas" com uma coloração azul-metalizada e brilhante. 

O fenômeno foi registrado em diversas praias da região, através de fotos e vídeos, que foram postados nas redes sociais, surpreendendo muitos internautas. A causa desse fenômeno natural ocorre em função do fitoplâncton, uma espécie de bactéria marinha que causa essa bioluminescência aquática de tonalidade azul.

Os mecanismos por detrás deste fenômeno

O brilho azul fluorescente é provocado por biliões de algas unicelulares ou plânctons vegetais chamado Noctiluca Scintillans, mais comumente conhecido por brilho do mar, ou bioluminescência. Quando perturbadas por ondas ou correntes, as minúsculas células piscam, liberando uma enorme fonte de luz que ilumina a água em seu redor. Os cientistas acreditam que os flashes emitidos servem para afugentar os predadores.

De acordo com a Ciência, a bioluminescência é produzida por organismos vivos. Não são só os vertebrados e invertebrados marinhos que possuem esta capacidade. Fungos e insetos, como os vaga-lumes, também o fazem. A luz emitida designa-se de luciferina, ganhando a cor azul pelo processo de oxidação, quando está de noite.

No entanto, durante o dia, quando ocorre o processo de floração ou "bloom", estes organismos microscópicos reúnem-se, e todos juntos transformam a água numa tonalidade castanho-avermelhada, daí o nome "maré vermelha".

Capão da Canoa - RS Atualizado às 01h49 - Fonte: ClimaTempo
12°
Poucas nuvens

Mín. 10° Máx. 19°

Sáb 20°C 8°C
Dom 20°C 11°C
Seg 23°C 13°C
Ter 25°C 14°C
Qua 17°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes