Sexta, 20 de Maio de 2022
12°

Poucas nuvens

Capão da Canoa - RS

Geral Verão

Corpo de Bombeiros divulga números dos primeiros 30 dias de Operação Verão

Primeiro mês da operação registrou 250 salvamentos em áreas monitoradas

18/01/2022 às 20h14
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Litoral Notícias
Foto: Litoral Notícias

O período que compreende a abertura da temporada de veraneio e as festas de final de ano é considerado movimentado e, particularmente, neste momento de flexibilização das normas de segurança contra a covid-19, teve um aumento nos números de salvamento e atividades preventivas. Contudo, a Corporação orgulha-se de não ter óbitos em áreas cobertas pelo serviço dos guarda-vidas.

Segundo o Subcomandante-geral do CBMRS, Coronel Otávio Polita Filho, mesmo com o aumento dos registros de salvamentos, é importante salientar que não tenhamos nenhuma vítima fatal em áreas guarnecidas. “Seguimos orientando a população para que procure banhar-se em áreas com a presença de guarda-vidas, pois essas áreas proporcionam a maior segurança do veranista”, enfatizou o Coronel Polita.

Em comparação com a operação anterior, os números de salvamentos registraram um aumento de 79%, totalizando 250 intervenções do tipo até o dia de hoje (18). Ainda, foram 115.126 atividades preventivas no período, o apitaço. Em comparação com o ano anterior, o aumento foi de 20%, o que demonstra a proximidade do guarda-vidas com o banhista, orientando a população de maneira mais presente.

Com base nas estatísticas é possível traçar o “Perfil do afogado”. Segundo os números, 31% dos salvamentos são de crianças de 6 a 15 anos, 14% de homens de 16 a 25 anos, e 11% de mulheres entre 16 e 20 anos, e 31 a 40 anos. O horário de maior número de ocorrências deste tipo é das 14h30min às 19 horas, representando 59% das ocorrências.

Outro número que chama atenção é o de queimaduras por água-viva ou caravelas, que já são presença certa no litoral gaúcho. Foram 12.483 nos primeiros 30 dias de Operação, um aumento de 23%. Especialistas atribuem a presença dos animais à temperatura da água, que está mais quente.

Também chamou atenção do comando da Operação, o grande índice de pessoas encontradas na beira da praia. O grande número de pessoas encontradas, principalmente crianças, liga um sinal de alerta para os pais e responsáveis. O aumento de 205% em comparação com o período anterior demonstra a distração, atribuída em muitos casos às redes sociais e celular nas areias gaúchas. Foram 370 casos até o momento.

O coordenador da Operação Verão, Tenente-Coronel Isandré Antunes, destaca que o CBMRS, nos primeiros 30 dias de Operação, trabalhou para disponibilizar recursos à população e oferecer condições ideais para a tutela da vida. No entanto, faz o seguinte alerta: “precisamos continuar atentos, cautelosos, e seguindo as orientações dos guarda-vidas para que venhamos a encerrar a Operação Verão com o mesmo balanço positivo, de nenhuma morte onde os profissionais estejam presentes. Nos ajude a manter este indicador! Vamos, juntos, evitar afogamentos”.

Na temporada 21/22, o Corpo de Bombeiros Militar tem um efetivo de 973 guarda-vidas, entre bombeiros, policiais militares e guarda-vidas civis temporários, empregados em 272 guaritas no litoral norte, sul e balneários de águas internas. Para proporcionar uma maior segurança à população e ao efetivo empregado, o CBMRS dispõe de 13 motos aquáticas e 7 quadriciclos, que auxiliam no tempo resposta em casos de ocorrências. Ainda, são 35 militares que reforçam o efetivo do litoral e 8 na Rota do Sol, para ocorrências de incêndio, atendimento pré-hospitalar e ocorrências de urgência e emergência.

Capão da Canoa - RS Atualizado às 00h47 - Fonte: ClimaTempo
12°
Poucas nuvens

Mín. 10° Máx. 19°

Sáb 20°C 8°C
Dom 20°C 11°C
Seg 23°C 13°C
Ter 25°C 14°C
Qua 17°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes