As sirenes voltaram a tocar na cidade de Barão de Cocais, em Minas Gerais na noite desta sexta-feira (22). De acordo com informações da prefeitura do município, a barragem teria subido do nível 2 para o nível 3, classificação máxima, momento em que a barragem já está entrando em colapso.
Ainda de acordo com a instituição, equipes da Defesa Civil e da Vale se deslocaram para o local para averiguar o motivo de as sirenes terem sido acionadas e a classificação ter subido para o nível 3, que indica o rompimento da estrutura. A estrutura em Barão de Cocais pertence à Vale e recebe os rejeitos da mina de Gongo Soco. A região no entorno da mina já havia sido evacuada no dia 8 de fevereiro.
Moradores de Barão de Cocais começaram a evacuar a cidade, assustados com o barulho das sirenes que tocaram na noite desta sexta-feira (22) no local. Pelas redes sociais, já circulam vídeos mostrando o momento em que as pessoas começam a deixar suas casas.
Veja comunicado da Vale
A Vale acionou o protocolo para início do nível 3 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) para a Barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), nesta sexta-feira (22/3).
Essa medida preventiva se faz necessária tendo em vista o fato do auditor independente ter informado a condição crítica de estabilidade da barragem. Com o nível 3, foi acionada a sirene de alerta que cobre a Zona de Autossalvamento (ZAS), como reforço de medida preventiva, já que a evacuação da área próxima à barragem foi realizada em 8 de fevereiro.
A Vale reitera que continua adotando uma série de medidas preventivas para aumentar a condição de segurança de suas barragens.
Importante lembrar que a Barragem Sul Superior é uma das dez barragens a montante inativas remanescentes da Vale e faz parte do plano de descaracterização anunciado pela empresa.
Mín. 18° Máx. 22°