Domingo, 23 de Janeiro de 2022
25°

Poucas nuvens

Capão da Canoa - RS

Geral Estiagem

Para enfrentar falta d'água, Corsan reforça sistemas e pede uso responsável

Cidades da litoral já sofrem com o baixo nível de mananciais de captação

03/01/2022 às 18h40
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução / Internet
Foto: Reprodução / Internet

Devido à estiagem severa e prolongada que atinge o Rio Grande do Sul, os pontos de captação da Corsan estão extremamente baixos em diversos municípios gaúchos. A Companhia vem trabalhando 24 horas por dia e tomando todas as ações necessárias para garantir o abastecimento e evitar racionamento.

Nesse contexto crítico, é vital a cooperação de toda a população, praticando o uso responsável da água. Com esse propósito, está circulando uma campanha de conscientização da Corsan, intitulada Verão 360°. A campanha se alinha ao movimento Água 360° e sugere cuidados com a água e o meio ambiente. Abaixo, veja dicas para evitar desperdícios:

- Não lave o carro nem a calçada.

- Não tome banhos demorados.

- Não deixe a torneira aberta se não estiver usando.

- De forma geral, não desperdice água, usando somente o necessário.

A Companhia está reforçando os sistemas e complementando o abastecimento por meio de caminhões-pipas e outras medidas. A seguir, confira as principais ações, divididas pelas superintendências regionais da Corsan.

No litoral

- Em Tramandaí, o manancial de captação de água está com nível muito baixo e acabou influenciando em alterações nas características da água. Essa questão interfere diretamente no tratamento da água captada pela Corsan, visto que já estão sendo necessários incrementos na aplicação de produtos químicos, um maior tempo no tratamento e uma redução da capacidade de produção, resultando em desabastecimento em determinados pontos da cidade e diminuindo a pressão da água disponibilizada. A equipe técnica da Companhia está monitorando essa variação do manancial e, a partir disso, realiza todos os ajustes necessários.

Também está sendo acionado o serviço de caminhão-pipa para situações emergenciais. Como medida de contingência, está sendo montada uma captação em balsa com auxílio de equipes de mergulhadores, visto que a balsa permite instalar bombas mais para dentro da lagoa e com isso captar água numa maior profundidade.

Capão da Canoa - RS Atualizado às 00h02 - Fonte: ClimaTempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 33°

Seg 33°C 23°C
Ter 34°C 23°C
Qua 34°C 23°C
Qui 31°C 22°C
Sex 22°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes