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Projeto do Porto de Arroio do Sal é apresentado aos prefeitos do Litoral Norte

O empreendimento tem previsão de início das obras até o final de 2022

24/11/2021 às 18h10
Por: Redação
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Imagens do Projeto Porto Meridional / DTA – Engenharia Portuária & Ambiental
Imagens do Projeto Porto Meridional / DTA – Engenharia Portuária & Ambiental

O presidente da empresa DTA – Engenharia Portuária & Ambiental, o engenheiro civil João Acácio Gomes de Oliveira Neto, responsável pelo licenciamento do Porto Meridional, apresentou o projeto na manhã desta quarta-feira (24), aos prefeitos da Associação dos Municípios do Litoral Norte – AMLINORTE, autoridades políticas do município e do estado, além a imprensa da região metropolitana de Porto Alegre e da região, em evento em Arroio do Sal.

No evento, João Acácio informou que o projeto Porto Meridional já conta com as licenças da Marinha do Brasil, da Secretaria Nacional de Porto e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, aguardando tão somente a licença do IBAMA para a instalação no município, entre os balneários Rondinha e Jardim Olívia Norte.

O empreendimento contará com um terminal de uso privado e tem previsão de liberação da licença do IBAMA e início das obras até o final de 2022. A construção e início de operação pode se dar entre 18 e 20 meses após a liberação da licença faltante, podendo ser inaugurado no segundo semestre de 2024.

O senador Luiz Carlos Heinze, que apoia a iniciativa, falou dos ganhos econômicos para o Rio Grande do Sul em ter mais um terminal marítimo além do de Rio Grande, pois muitas vezes o Estado perde cargas para portos de Santa Catarina, Paraná e até Santos-SP. Ele explicou que recebeu essa demanda em 2018, quando começaram os estudos para a viabilidade da obra.

O empreendimento, segundo o empresário, deve alcançar investimentos próximos de R$ 5 bilhões, planejado para atender às demandas da região Norte do Estado, podendo criar cerca de 3 mil empregos diretos e outros 10 mil indiretos.

Em escala de produção, a capacidade prevista é de movimentar anualmente 30 milhões de toneladas/ano, podendo aportar grandes embarcações, além de navios de carga e cruzeiros. João Acácio ressaltou ainda que devido a rentabilidade do projeto foi acrescentado um terminal de passageiro para aproveitar o potencial turístico.

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