Quinta, 23 de Setembro de 2021
14°

Muitas nuvens

Capão da Canoa - RS

Geral Meio ambiente

Saiba o que fazer quando encontrar animais marinhos nas praias

A população deve evitar qualquer tipo de contato com o animal

23/07/2021 às 22h32
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nessa época do ano é muito comum avistarmos lobos-marinhos e leões marinhos nas praias do litoral. Frequentemente, moradores e turistas não sabem ao certo o que fazer quando encontram um desses animais marinhos ou até mesmo a quem recorrer.

Nessa semana, uma praia de Arroio do Sal recebeu a visita de um lobo-marinho da espécie Arctocephalus australis, conhecido como lobo-marinho-sul-americano, uma espécie de mamífero aquático pinípede da família dos otariídeos, típicos da América do Sul. A praia não é divulgada em vista da proteção do animal.

De acordo com a bióloga Fernanda Boff dos Santos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os lobos-marinhos saem dos litorais uruguaio e argentino e fazem uma cansativa viagem até as águas do Rio Grande do Sul, principalmente, para se alimentarem. Os filhotes cansam mais e deitam na praia para recuperar as energias. Situação que acaba colocando os animais expostos às pessoas e a animais domésticos.

A bióloga alerta a população sobre evitar qualquer tipo de contato com o animal e, se possível, ligar para os órgãos competentes para uma avaliação sobre o estado de saúde do animal: secretaria municipal de Meio Ambiente, Patrulha Ambiental (Patram) ou o Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos da UFRGS (Ceclimar).

“As pessoas não devem se aproximar do animal. Não deve alimentá-lo, e, principalmente, não deixar que outros animais domésticos, como cachorros, entrem em contanto com ele. Isso pode causar um nível alto de estresse”, explica Fernanda.

Quando as autoridades competentes são comunicadas, equipes profissionais são deslocadas até o local para avaliar de forma segura e preventiva o estado de saúde. Na maioria das vezes o animal está apenas descansando, logo que as energias forem recuperadas, retornará para o mar.

O que fazer quando encontrar um Pinípede (leões-marinhos e lobos-marinhos) na praia:

  • Manter distância: a distância mínima de 10 metros e respeitar o uso que ele faz da faixa de praia;
  • Não alimente o animal;
  • Não force o animal a entrar na água;
  • Não retire o animal da praia, na maioria das vezes o animal está apenas descansando e ao tentar move-lo pode acabar estressando o animal;
  • Afastar os cães, estes acabam agitando os animais que estão descansando e acabam prejudicando o descanso do animal, que na maioria das vezes está saudável e pode adoecer por estes motivos.
Capão da Canoa - RS Atualizado às 02h48 - Fonte: ClimaTempo
14°
Muitas nuvens

Mín. 14° Máx. 20°

Sex 21°C 15°C
Sáb 22°C 14°C
Dom 25°C 16°C
Seg 28°C 17°C
Ter 35°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes