A Patrulha Ambiental (Patram) de Xangri-lá, em companhia da fiscalização sanitária e Vigilância Ambiental em Saúde de Capão da Canoa apreenderam, depois de uma denúncia, na manhã desta quinta-feira (08), em uma residência na rua Ubatuba de Farias, no bairro Novo Horizonte, mais de 40 pássaros silvestres mantidos em cativeiro - Trinca ferro, bico de pimenta, azulão, cardeal, canário-da-terra e coleiro.
Os pássaros apreendidos foram encaminhados para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Porto Alegre, ainda nesta quinta-feira. É considerado crime ambiental a criação de pássaros nativos em cativeiro, sem registro e sem anilhas, passível de punições previstas na lei, como multa e detenção.
A Patram segue agindo ostensivamente em toda área do município. Quem possui algum pássaro sem a devida licença, pode procurar a Patram e entregar os animais. Esse ato isenta multas e de responder judicialmente por processo criminal. Após um período de recuperação esses animais são devolvidos ao seu habitat por meio de soltura ou encaminhados para empreendimentos de fauna devidamente autorizados.
A comunidade pode colaborar denunciando infrações deste tipo através do número da Brigada Ambiental – Cel. 985046899.
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 24°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 20° Máx. 26°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.