O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, decidiu estender as vigências das regras da bandeira preta em toda região do Estado até o dia 21 de março. Também ficou decidido que o modelo de cogestão do plano do Distanciamento Controlado continua suspenso, desse modo, todos os municípios gaúchos devem seguir as regras da bandeira preta. O anúncio foi feito em uma live realizada no final da tarde desta sexta-feira (5) nas redes oficias do Governo.
Leite projetou o retorno do modelo de cogestão no dia 22 de março, mas com protocolos de bandeira vermelha mais rigorosos. A ideia é que se tenha uma perspectiva de saída e assim, os protocolos sejam cumpridos. Também foi vedado o banho de mar, rios e lagoas. “A ideia é evitar as aglomerações”, disse. Em pergunta realizada na coletiva, ele explicou que as vedações não impedem corridas e caminhadas, por exemplo, nas faixas de praia e na orla do Guaíba, em Porto Alegre. O governador também disse que não adotará Lockdown, por ser uma medida discutível sobre o direito de ir e vir.
Outros pontos do anúncio são a proibição da comercialização de itens não essenciais em supermercados a partir de segunda-feira (8). “Não é apenas uma questão de concorrência, é também uma forma de reduzir as aglomerações nos supermercados. Eles estão abertos pela essencialidade dos produtos que vendem e por isso eles precisam seguir abertos, mas os itens não essenciais não devem ser vendidos, somente por tele-entrega”, explicou Leite.
Já a suspensão das atividades após às 20h será mantida até 31 de março. O governador também determinou à Secretaria da Fazenda que estude os impactos econômicos nas empresas e ajude no que for possível.
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 24°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 20° Máx. 26°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.