Sexta, 26 de Fevereiro de 2021
51 9 9890-0543
Geral Maus-tratos

Cão vítima de maus-tratos é resgatado em Imbé

O tutor do animal foi identificado e responderá criminalmente

23/02/2021 11h05
Por: Redação
Foto: Divulgação / PMI
Foto: Divulgação / PMI

Uma denúncia anônima resultou no resgate de uma cadela de cinco meses vítima de maus-tratos no balneário Albatroz, em Imbé, na tarde da última sexta-feira (22). A Guarda Municipal e Polícia Civil foram acionadas pelo Departamento de Proteção Animal (DEPAN), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pesca, Proteção Animal e Agricultura (SEMMAPA). O tutor foi identificado e responderá criminalmente.

Conforme o relato feito pelo DEPAN e inserido no laudo técnico assinado pela médica veterinária do município Kennya Masiero Souto Maior, uma denúncia levou servidores do órgão municipal ao local, no final de janeiro. Lá encontraram o cão sem água disponível, preso a uma corrente de aproximadamente 60 centímetros e com muitos carrapatos. Como não havia ninguém na residência, uma notificação solicitando que o tutor procurasse a Prefeitura foi deixada no local.

Sem resposta, a equipe voltou ao local dias depois. O tutor recebeu os servidores e a cadela foi medicada para ectoparasitas. Agentes da Guarda Municipal, que acompanhavam a ocorrência, contataram a Vigilância Sanitária para solicitar a dedetização do pátio. O homem foi notificado e se comprometeu a atender as solicitações apresentadas, entre elas a disponibilização de água e uma coleira do tipo vai-e-vem, com guias retráteis para permitir o movimento, já que o pátio da residência é aberto e amplo.

Mas duas semanas depois, em nova visita, o DEPAN constatou que os pedidos não foram atendidos. “Ele se recusou a atender as nossas solicitações. Diante da negativa, exercemos o resgate do animal que se encontrava em situação de maus-tratos”, revela Giovana Ghidini, diretora do departamento. 

O homem responderá por infração a Lei 9.605/98, a Lei de Crimes Ambientais, que prevê pena de detenção de três meses a um ano e multa a quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos e domesticados. O caso será acompanhado pela Delegacia de Polícia Civil de Imbé.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Imbé - RS

Imbé - Rio Grande do Sul

Sobre o município
Notícias de Imbé
Capão da Canoa - RS
Atualizado às 05h48 - Fonte: Climatempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 29°

19° Sensação
12.6 km/h Vento
88.7% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (27/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol e Chuva
Domingo (28/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva