Domingo, 24 de Janeiro de 2021
51 9 9890-0543
Geral Temporada atípica

Governo do Estado lança Operação RS Verão Total 2020/2021

Por causa da pandemia a tradicional cerimônia de abertura da operação, no litoral, foi cancelada

18/12/2020 15h06
Por: Redação
Neste ano, 1.053 guarda-vidas irão atuar em 242 guaritas espalhadas por todo o litoral | Foto: Reprodução / Governo do Estado
Neste ano, 1.053 guarda-vidas irão atuar em 242 guaritas espalhadas por todo o litoral | Foto: Reprodução / Governo do Estado

Com ações direcionadas à segurança dos gaúchos durante o veraneio, o governo do Estado anunciou nesta quinta-feira (17) a Operação RS Verão Total 2020/2021. Além de garantir guarda-vidas, reforço de policiais, fiscalização nas estradas, monitoramento semanal da qualidade das águas e chuveirinhos em balneários e praias, entre outros serviços, o foco desta edição é a prevenção à COVID-19.

Justamente por causa da pandemia, a tradicional cerimônia de abertura da operação, no litoral, foi cancelada. Ainda assim, neste sábado, 19 de dezembro, o governo inicia o reforço dos serviços dos mais de 30 órgãos estaduais em todo o litoral gaúcho, norte e sul, além de águas doces, que se encerra em 28 de fevereiro.

Para marcar o lançamento, o governador Eduardo Leite, o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, que coordena a Operação RS Verão Total, e a secretária de Comunicação, Tânia Moreira, divulgaram um vídeo, reforçando a importância que todos têm para que a temporada seja tranquila, e não motivo de preocupação à população.

Junto à Operação RS Verão Total, o governo também lança nesta quinta (17) a campanha #TeCuidaRSnoVerão, que é um desdobramento do #TeCuidaRS voltada especificamente à conscientização a respeito dos protocolos sanitários que os veranistas devem seguir.

Entre as medidas da Operação RS Verão Total estão a antecipação para este ano de R$ 6 milhões para reforçar o enfrentamento à COVID-19 em 46 municípios dos litorais norte e sul, da Serra e da Fronteira, que terão aumento de fluxo ao longo dos próximos meses. O objetivo é garantir o atendimento em unidades básicas de saúde, hospitais e Samu e de ações de prevenção ao contágio do coronavírus.

O Corpo de Bombeiros Militar contará, neste ano, com 1.053 guarda-vidas, entre bombeiros militares e policiais militares, que irão atuar em 242 guaritas espalhadas por todo o litoral – 212 Litoral Norte, 30 litoral sul e 50 postos de salvamento nas águas internas.

A Brigada Militar contará com um reforço de 1.302 policiais militares. Além disso, será ampliada a presença da Brigada na orla das praias por meio de seis bases móveis comunitárias que estão sendo instaladas em Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí e Cidreira. Os PMs também irão reforçar as ações de fiscalização dos protocolos sanitários.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Capão da Canoa - RS
Atualizado às 19h30 - Fonte: Climatempo
24°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 31°

24° Sensação
14.5 km/h Vento
74.9% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (25/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (26/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.