Um tubarão encalhou na beira-mar de Imbé na manhã desta quinta-feira (17). O fato incomum ocorreu nas proximidades da guarita 122.
Conforme informações, o tubarão-raposo, da espécie Alopias vulpinus foi devolvido ao mar e o Comando Ambiental da Brigada Militar está realizando o monitoramento no local.
Sobre o tubarão-raposo
Habitat: Presente tanto em região oceânica quanto costeira, com maior abundância a cerca de 40-50 km da costa. Pode ser encontrada em profundidades até 650m, sendo que os filhotes habitam regiões mais próximas da costa durante seus primeiros anos de vida. Esta espécie prefere águas temperadas, contudo habita águas tropicais e é capaz de tolerar águas mais frias.
Hábito de vida: Solitário. São predadores carnívoros e se alimentam principalmente de pequenos peixes como anchova, arenque e pescada. Também fazem parte de sua dieta lulas, polvos, camarões e caranguejos.
Características gerais: Chegando a quase 6 metros de comprimento este tubarão vive cerca de 8-14 anos. Contudo existe uma forte variação de tamanho e idade entre as localidades, na Califórnia, por exemplo, este animal pode chegar até 50 anos de idade. A espécie é facilmente identificada pela parte superior da sua nadadeira caudal, que é igual ou maior que o resto do tubarão. Apresenta uma coloração branca na parte inferior do corpo que é facilmente distinguida do tom escuro e acinzentado da parte superior e das nadadeiras. São considerados inofensivos para os seres humanos. Atualmente encontra-se como Vulnerável pela IUCN, sendo sua carne e nadadeiras altamente valorizadas para consumo humano, além de ser utilizado seu couro e o óleo de fígado, que pode ser processado para vitaminas. O tubarão-raposo é uma das espécies mais importantes e valorizadas na pesca esportiva.
Distribuição no Rio Grande do Sul: Ocorre em todo o litoral do estado.
Mín. 23° Máx. 31°
Mín. 23° Máx. 31°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 23° Máx. 32°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.